Mandala


Método Mandala




Leitura baseada na mandala astrológica onde se usam os 22 arcanos maiores, figuras da corte e os restantes arcanos menores. Este método procura analisar a vida nos próximos seis meses (mais ou menos) do consulente.

As cartas devem ser colocadas de acordo com a imagem (a carta síntese pode ser a décima terceira ou a 0).



Colocam-se primeiro os arcanos maiores seguidos das figuras de corte (que podem representar figuras ou pessoas importantes para a casa em questão), seguidas dos arcanos menores. Há a opção de jogar comas cartas invertidas ou exclusivamente na sua posição normal (pessoalmente procuro usar a posição "em pé" da carta. No entanto, se me sair invertida, faço a leitura nessa posição).

Pode-se usar uma carta síntese que será colocada no meio (uso um arcano maior). Assim sendo, ficamos com 12 arcanos maiores, 12 figuras de corte (valetes, cavaleiros, rainhas e reis) e 12 arcanos menores (mais um arcano maior na síntese).

A leitura deve ser feita respeitando a carta na casa e a força que os arcanos possuem (ou seja, um arcano maior representará o facto importante, a figura de corte a pessoa ou situação que estará envolvida e o arcano menor o seu desenvolvimento).

As casas seguem o mesmo método da mandala astrológica e abrangem exatamente a mesma área que a astrologia. 

Relação das casas e sua área de abrangência:


1 Eu. Identidade básica. A pessoa. Tendências pessoais. Momento. A personalidade e o temperamento. A aparência física. A vitalidade. Saúde geral. A forma de agir,  comportamento, temperamento, habilidades naturais.

2 Recursos e riquezas pessoais. Bens materiais. As propriedades, o património. Dinheiro. Valores materiais. O que se valoriza. Experiência da posse e do valor.

3 Mente concreta. Comunicação. Intelecto. A escrita e a fala. O ambiente próximo. Os irmãos, parentes e vizinhos. Pequenas viagens. Os meios de transporte e de comunicação pessoais. Documentos e papeis. Estudos e cursos básicos. Experiência da troca.

4 O templo interno. A segurança, o seio materno. A vida doméstica. A casa. As origens. Antepassados. Experiência do pertencer.

5 O sexo, o prazer. O relacionamento estável atual. O amor e o afeto. O lazer e o divertimento. Manifestações sensoriais. Capacidade de criação. Jogos. Festas. Vícios. A Sorte. Os amantes. Os filhos. Experiência do gerar, criar e emanar.

6 A rotina e o quotidiano. As pequenas obrigações do dia a dia. As habilidades, os dons e talentos. O trabalho e o ato físico de trabalhar e servir. Empregados. Saúde e doenças transitórias. Animais domésticos. Experiência do servir.

7 O casamento. As associações e a relação com o outro. Os inimigos declarados. Contratos. Experiência do compartilhar e da convivência comprometida com o outro.

8 O inconsciente. O oculto. A magia. A morte. As transformações. A regeneração. Os mistérios. O sexo. Desejos e as forças ocultas. O dinheiro e bens das parcerias e dos outros. As perdas. Os impostos, as cobranças de terceiros. Experiência do regenerar e da perda.

9 O estabelecimento do código de valores individuais. O estrangeiro, o comércio exterior e as grandes viagens. O que se quer transcender. A Justiça e as Leis. Processos judiciais. Estudos superiores e universitários. Experiência da Ética e do Sagrado. Experiência da expansão.

10 Profissão. Honra e reconhecimento público. Representa a nossa obra, a meta a conquistar. Objetivos. Finalidade. Status quo. Projeção social. O nível de excelência. A relação com o poder. Experiência da missão.

11 Os amigos. Os grupos a que se pertence, clubes e agremiações. Como nos comportamos com amigos e grupos. A esperança. Os projetos pessoais. O futuro. Experiência da agregação.

12 As restrições. As dificuldades que se apresentam na vida para serem superadas, visando ao aprendizado e à purificação. As hospitalizações. As doenças hereditárias e ou incuráveis. Os exílios. As prisões. Os retiros espirituais. O espaço sagrado pessoal e de interiorização. Preocupações e marginalização. O oculto. Espiritualidade. Experiência do silêncio e da entrega.



Vamos a mais?

De acordo com a primeira imagem, as cartas devem ser relacionadas segundo as suas forças ou qualidades. Assim sendo temos 3 quadrados de energias cardinais, fixas e mutáveis.

O primeiro corresponde às forças angulares e portanto anunciam as mudanças mais importantes e as energias mais activas. (são elas as casas 1, 4, 7 e 10 - ascendente, fundo do céu, descendente e meio do céu).

O segundo corresponde às forças de sustentação que estabilizam e enraízam as mudanças e estão a seguir às cardinais (2, 5, 8 e 11).

O terceiro fala-nos das energias cadentes (e mais afastadas dos cardinais) e portanto transformam ou diminuem a força de ação dos angulares (3,6, 9 e 12).

Podemos (e devemos) ainda agrupar as casas segundo os seus elementos em triângulos. São eles:

- Água (ligado às emoções, e sentimentos) - casas 4, 8 e 12.
- Terra (ligado à parte material, capacidade de sustentação, sensações e capacidade de materialização) - casas 2, 6 e 10.
- Fogo (intuição, entusiasmo, novidades) .- casas1, 5 e 9.
- Ar (Experiência de troca, criatividade, pensamentos) - casas 3, 7 e 11.

Não parando por aí, vamos à parte "fofoqueira" do nosso método e partimos para análise das derivadas dos radicais. Se a nossa casa 2 é a casa do "dinheiro", então a dois da 5 (que é a casa do filho) será a casa do dinheiro dos nosso filho (contando sempre a casa inicial - neste caso a 5.). Assim sendo, a casa do dinheiro dos nossos filhos ficará a ser a seis.

Aqui está uma pequena tabela para verificar algumas derivadas das radicais.

DERIVADAS CASA 1
Décima segunda da II Ilusão dos bens materiais, as dívidas e os motivos das perdas.
Décima primeira da III As amizades e projetos para o futuro de pessoas próximas.
Décima da casa IV Avós dos pais, profissão dos pais
Nona da casa V Revela as crenças e estudos superiores dos filhos, as viagens longas dos filhos.
Oitava da casa VI Enfermidade, morte ou herança e assuntos ocultos envolvendo empregados ou colegas de trabalho.
Sétima da casa VII Como somos vistos pelas nossas parcerias, sócios, rivais e concorrentes
Sexta da casa VIII Mostra o fazemos para evitar as recuperar as nossas perdas.
Quinta da casa IX O que criamos a partir da nossa especialização nos estudos superiores ou de nossas viagens ao exterior, da nossa religião ou de nossas idéias de expansão.
Quarta da casa X A família e ambiente doméstico de nossa mãe - avô materno - o final da nossa carreira ou profissão - o sogro (pai do companheiro).
Terceira da casa XI A comunicação dos nossos projetos - como fazemos amigos.
Segunda da casa XII Refere-se ao valor que se dá às dificuldades e aos inimigos ocultos - contaminações - o que ganhamos ou pagamos nas hospitalizações, nas prisões, etc.
DERIVADAS CASA 2
Décima segunda da III As frustrações e dificuldades em aprender - Dificuldades com inimigos para irmãos.
Décima primeira da IV Amizades, projetos e esperanças dos pais e família.
Décima da casa V Profissão e sucesso dos filhos.
Nona da casa VI Religião e idéias dos empregados e colegas de trabalho.
Oitava da casa VII Morte e herança do parceiro, sócio ou rivais.
Sétima da casa VIII Processo judicial relativo a heranças e pensões.
Sexta da casa IX Prestação de serviços e sua saúde em outro país.
Quinta da casa X Filhos, prazeres, divertimentos e criatividade da mãe - o amante ou romance da mãe. Capacidade de criatividade na nossa profissão.
Quarta da casa XI O passado dos amigos - perda de amizades.
Terceira da casa XII Inimigos ocultos - cartas anônimas, difamação, etc.
Segunda da casa I Nossos valores pessoais, recursos e riquezas pessoais. Bens materiais. As propriedades, o património. Dinheiro. Valores materiais. O que se valoriza. Experiência da posse e do valor.
DERIVADAS CASA 3
Décima segunda da IV Inimigos ocultos, doenças crônicas e frustações dos pais.
Décima primeira da V Projetos, amigos e esperanças dos filhos.
Décima da casa VI Reputação dos empregados e colegas de trabalho.
Nona da casa VII Viagens longas - idéias, religião, estudo superior do parceiro, sócios, rivais e concorrentes.
Oitava da casa VIII O que se transforma devido necessidade dos outros.
Sétima da casa IX Parcerias em estudos ou na religião.
Sexta da casa X Saúde, doenças, obrigações, esforços e empregados dos pais.
Quinta da casa XI Divertimentos e vida cotidiana dos amigos.
Quarta da casa XII família, casa, frustrações no lar, final de vida e segredos dos inimigos ocultos, solução de problemas ou doenças.
Terceira da casa I Mente concreta. Comunicação. Intelecto. A escrita e a fala. O ambiente próximo. Os irmãos, parentes e vizinhos. Pequenas viagens. Os meios de transporte e de comunicação pessoais. Documentos e papeis. Estudos e cursos básicos. Experiência da troca.
Segunda da casa II Dividendos e lucros do que já possuímos.
DERIVADAS CASA 4
Décima segunda da V Doenças, frustrações e inimigos ocultos dos filhos - frustação afetiva ou sexual nos romances - dificuldades nas criações - infertilidade.
Décima primeira da VI Projetos dos amigos dos empregados e dos colegas de trabalho - o apoio que recebemos para realizar um trabalho.
Décima da casa VII Reputação, profissão e carreira do parceiro, sócio, rivais e concorrentes.
Nona da casa VIII Iluminação do oculto - descobertas - compreensão da sexualidade ou da perda.
Oitava da casa IX Perda, morte ou transformação através das filosofias, crenças, fé e religião - perda ou transformação de conhecimento ou diploma - estudos superiores ou mestres - pesquisas ou descobertas no exterior ou através da religião e dos estudos especializados.
Sétima da casa X Adversários profissionais - inimigos declarados e rivais da mãe - aceitação pública de seu sucesso e fama.
Sexta da casa XI Doença dos amigos - o esforço para realizar os seus projetos e esperanças.
Quinta da casa XII Vida íntima - especulações e criações dos inimigos ocultos, - criação de bactérias ou de problemas psicológicos.
Quarta da casa I O templo interno. A segurança, o seio materno. A vida doméstica. A casa. As origens. Antepassados. Experiência do pertencer.
Terceira da casa II Idéias e inspiração para produzir ganhos - notícias de ganhos ou dívidas.
Segunda da casa III Ganhos através de pequenas viagens, escritos, aulas, direitos autorais e comunicação - finanças dos irmãos, vizinhos e colegas.
DERIVADAS CASA 5
Décima segunda da VI Frustrações e limitações, impedimentos no trabalho - inimigos ocultos do trabalho e da saúde - prisão, doenças e hospitalização dos empregados - desaparecimento de animais domésticos.
Décima primeira da VII Fidelidade conjugal, amigos, esperanças e aliados do parceiro, sócio, rivais e concorrentes.
Décima da casa VIII Honra póstuma - o sucesso e a exposição social após a morte.
Nona da casa IX Conhecimento adquirido através da filosofia e religião.
Oitava da casa X Perdas na reputação ou na profissão.
Sétima da casa XI Casamento, sócios, rivais e experiência do compartilhar, da convivência e processos legais dos amigos.
Sexta da casa XII Esforço para superar as frustrações e impedimentos.
Quinta da casa I O sexo, o prazer. O relacionamento estável atual. O amor e o afeto. O lazer e o divertimento. Manifestações sensoriais. Capacidade de criação. Jogos. Festas. Vícios. A Sorte. Os amantes. Os filhos. Experiência do gerar, criar e emanar.
Quarta da casa II Onde se guarda ou aplica o dinheiro - os cofres - falência ou final de fortuna.
Terceira da casa III Viagens, aprendizado, trabalho intelectual dos irmãos e vizinhos dos irmãos e vizinhos.
Segunda da casa IV Fortuna dos pais - propriedades de família - valores dos pais - avaliação de sua propriedade e dos seus bens ou património.
DERIVADAS CASA 6
Décima segunda da VII Inimigos ocultos, frustrações, doenças, exílio ou prisão do parceiro, sócio ou concorrente.
Décima primeira da VIII Esperança de lucros, heranças e doações de terceiros.
Décima da casa IX Status dado pela profissão - religião e alto clero - autoridade máxima da igreja ou universidade - o reitor.
Nona da casa X Religião, estudo superior, conhecimento, viagem longa da mãe - viagem longa devido à profissão - especialização na profissão.
Oitava da casa XI Morte, herança, transformação e problemas sexuais dos amigos.
Sétima da casa XII Parceiros e cumplices dos inimigos ocultos - os ladrões, os que nos roubam.
Sexta da casa I A rotina e o cotidiano. As pequenas obrigações do dia a dia. As habilidades, os dons e talentos. O trabalho e o ato físico de trabalhar e servir. Empregados. Saúde e doenças transitórias. Animais domésticos. Experiência do servir.
Quinta da casa II especulação financeira ou criatividade para geração de lucros
Quarta da casa III Casa e património dos irmãos - mensagens de correspondência afectiva - morte dos irmãos.
Terceira da casa IV Tios paternos - viagem curta, comunicação e correspondência dos pais.
Segunda da casa V Situação financeira dos filhos - o que se ganha nas especulações financeiras ou com algo que se cria.
DERIVADAS CASA 7
Décima segunda da VIII Frustrações diante da morte ou de heranças.
Décima primeira da IX Projetos de estudos - esperança de entrar na universidade - amigos da universidade.
Décima da casa X Avó materna - profissão e reputação da mãe.
Nona da casa XI Viagem ao exterior, estudo superior e religião dos amigos.
Oitava da casa XII Frustrações e morte dos inimigos ocultos - extinção ou cura de uma doença -   transformação diante dos problemas e dificuldades.
Sétima da casa I O casamento. As associações e a relação com o outro. Os inimigos declarados. Contratos. Experiência do compartilhar e da convivência comprometida com o outro.
Sexta da casa II Esforço para saldar dívidas.
Quinta da casa III Sobrinhos - filhos dos irmãos, filhos dos vizinhos - o prazer em viagens, viagem de férias.
Quarta da casa IV Avós paternos - final de vida dos pais.
Terceira da casa V Comunicação, aprendizado e viagens dos filhos - o relacionamento entre os filhos - o que eles escrevem ou comunicam - as cartas amorosas, telefonemas e declarações de amor.
Segunda da casa VI Gastos com doenças - gastos com empregados e animais domésticos - dinheiro que se ganha com serviços esporádicos ou com negócio de animais pequenos ou petshop - os honorários do médico
DERIVADAS CASA 8
Décima segunda da IX Frustrações e impedimentos nas viagens, no exterior, nos estudos superiores, religião - problemas no estrangeiro e nas universidades ou com mestres.
Décima primeira da X Projetos, amigos e esperanças da mãe - amigos de profissão.
Décima da casa XI Profissão, reputação e mãe dos amigos.
Nona da casa XII Normas de uma prisão - conhecimento adquirido em isolamento.
Oitava da casa I O inconsciente. O oculto. A magia. A morte. As transformações. A regeneração. Os mistérios. O sexo. Desejos e as forças ocultas. O dinheiro e bens das parcerias e dos outros. As perdas. Os impostos, as cobranças de terceiros. Experiência do regenerar e da perda.
Sétima da casa II Contratos e acordos financeiros - finanças compartilhadas - processos judicais sobre finanças ou processos que visam ganhos financeiros.
Sexta da casa III Doença e esforço de trabalho dos irmão, vizinhos e pessoas próximas (inclui primos, etc).
Quinta da casa IV Divertimento da família - o que se cria em família - alegria em família.
Quarta da casa V Propriedades dos filhos - final de vida dos filhos.
Terceira da casa VI Estudos, comunicação e pequenas viagens dos empregados e colegas de trabalho.
Segunda da casa VII Finanças do parceiro e sócios - pensão alimenticia - dote - ganhos em contratos e processos judiciais.
DERIVADAS CASA 9
Décima segunda da X Adversários e concorrentes ocultos na profissão - exilio, doenças ou prisão da mãe e chefes.
Décima primeira da XI Projetos dos amigos ou grupos de amigos - ONGs.
Décima da casa XII Status e realizações dos inimigos ocultos - sintomas aparentes das doenças - imagem e status dos hospitais e prisões - exposição pública devido a prisão - escândalo.
Nona da casa I O estabelecimento do código de valores individuais. O estrangeiro, o comércio exterior e as grandes viagens. O que se quer transcender. A Justiça e as Leis. Processos judiciais. Estudos superiores e universitários. Experiência da Ética e do Sagrado. Experiência da expansão.
Oitava da casa II Falências, perdas, questões ocultas, esquemas e fraudes com dinheiro e posses.
Sétima da casa III Parceiros, rivais e processos judiciais dos irmãos e vizinhos - os cunhados (cônjuge dos irmãos).
Sexta da casa IV Os empregados da família - os prestadores de serviços domésticos.
Quinta da casa V Romances dos filhos - os netos - os professores da escola dos filhos.
Quarta da casa VI Casa e família dos empregados e dos colegas de trabalho - final de vida dos animais domésticos.
Terceira da casa VII Irmãos dos parceiros (cunhados) ou dos sócios - viagem curta de lua de mel - viagem do parceiro - texto de um contrato ou de processos - a comunicação entre os parceiros e sócios.
Segunda da casa VIII As heranças e os bens do inventário - o que se deixa ou se dá para os herdeiros -  sucessões de empresas - valor da herança -  pensão e impostos.
DERIVADAS CASA 10
Décima segunda da XI Frustrações, doenças, prisão, exílio, dificuldades e inimigos ocultos de amigos.
Décima primeira da XII Cúmplices e aliados dos inimigos ocultos e seus projetos.
Décima da casa I Profissão. Honra e reconhecimento público. Representa a nossa obra, a meta a conquistar. Objetivos. Finalidade. Status quo. Projeção social. O nível de excelência. A relação com o poder. Experiência da missão. 
Nona da casa II Estudo superior sobre finanças - estudar situação financeira - leis sobre as finanças.
Oitava da casa III Morte de irmãos e vizinhos - destruição de correspondência ou de alguma forma de comunicação como cartas - heranças ou ganhos vindos de irmãos.
Sétima da casa IV Sócios e parcerias dos pais - padrastros ou madrastas - tutores - rivais ou concorrentes do pai ou da família - os inimigos declarados da família.
Sexta da casa V Saúde, esforço, empregados e animais domésticos dos filhos - doenças causadas por excesso de prazeres ou esforço nos esportes.
Quinta da casa VI Os filhos dos empregados ou crias dos animais domésticos - as criações para melhorar a rotina de trabalho - a criatividade dos empregados - o que se cria com a saúde.
Quarta da casa VII Pai e família do cônjuge - finalização de casamento - separação.
Terceira da casa VIII Comunicação de imposto e pensão - carta de cobrança - notícia de herança.
Segunda da casa IX Ganhos em publicações, promoções, divulgação, de estrangeiros ou patrocinadores.
DERIVADAS CASA 11
Décima segunda da XII Prisão, exílio ou isolamento dos inimigos ocultos, tal como isolar uma doença ou bactéria.
Décima primeira da I Os amigos. Os grupos a que se pertence, clubes e agremiações. Como nos comportamos com amigos e grupos. A esperança. Os projetos pessoais. O futuro. Experiência da gregação.
Décima da casa II Autoridade e protetores sobre as nossas finanças.
Nona da casa III Viagens internacionais - estudos e crenças dos irmãos, primos e vizinhos.
Oitava da casa IV Morte, heranças e impostos dos pais ou da casa e propriedades.
Sétima da casa V Parceiros dos filhos - nora ou genro - processos judiciais contra os filhos.
Sexta da casa VI Saúde dos empregados e animais domésticos - DIETAS.
Quinta da casa VII Criações em parceria - associação - amor do casamento ou do parceiro - prazeres ou romances do parceiro - os enteados - as chances que se tem num contrato ou num processo.
Quarta da casa VIII Finalização de dívidas.
Terceira da casa IX Comunicados das universidades e igrejas - redação e discussão sobre leis, normas e direito - transmissão de direitos - o que se aprende com as leis e religião.
Segunda da casa X Dinheiro da mãe - ganhos da profissão - o nosso salário.
DERIVADAS CASA 12
Décima segunda da I Nossos medos, frustrações e doenças, nossos inimigos ocultos, hospitalizações, prisão, restrições, privações e tristeza. As dificuldades que se apresentam na vida para serem superadas, visando ao aprendizado e à purificação. As hospitalizações. As doenças hereditárias e ou incuráveis. Os exílios. As prisões. Os retiros espirituais. O espaço sagrado pessoal e de interiorização. Preocupações e marginalização. O oculto. Espiritualidade. Experiência do silêncio e da entrega. 
Décima primeira da II Projetos com nossos ganhos ou projetos para ganhar dinheiro.
Décima da casa da III Profissão e honras dos irmãos e vizinhos - o sucesso que advém do que aprendemos, da nossa comunicação  e dos nossos TRABALHOS intelectuais.
Nona da casa da IV Viagens longas, crenças e estudo superior dos pais.
Oitava da casa da V Morte e crise dos filhos ou dos animais de estimação - perda da libido, impotência ou perda de prazer sexual, frigidez - crises afetivas - heranças dos filhos.
Sétima da casa da VI Parceiros dos empregados ou dos colegas de TRABALHO  - parcerias que ajudam nos serviços ou na cura de doenças.
Sexta da casa da VII Saúde, esforço e rotina dos parceiros e sócios.
Quinta da casa da VIII Prazer e alegria ao receber herança ou lidar com coisas ocultas.
Quarta da casa da IX Final de curso, conclusão, formatura ou extinção do curso ou da universidade.
Terceira da casa da X Tios maternos - viagem curta, comunicação, cartas, carro dos pais ou da mãe - o que se comunica ou publica na profissão - o que se aprende com as autoridades.
Segunda da casa da XI Dinheiro dos amigos, grupos a que se pertence, etc.



Namastê! 

Oriana

Sem comentários:

Enviar um comentário